top of page

Fatores Nutricionais Relacionados à Queda De Cabelo

  • Kelly Damasceno
  • 6 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

O cabelo tem em sua composição diversos nutrientes, como ferro, cobre, zinco, iodo, magnésio, silício, cálcio e aminoácidos (dentre eles a cistina que faz com que a estrutura da fibra do cabelo esteja insolúvel, portanto, não se dissolva em água). Por ter grande parte constituinte de proteína (aminoácidos), uma ingestão inadequada altera estrutura, textura, pigmento e volume.

O consumo de proteína eficiente garante que aminoácidos essenciais cheguem ao nosso organismo, sendo também utilizados para formar outros aminoácidos, como a taurina (formada de metionina + cisteína) que exerce efeito protetor e auxilia na estrutura do cabelo. As fontes de aminoácidos essenciais são alimentos de origem animal: carnes (vermelha, frango e peixe), vísceras, ovos, queijos, iogurte e leite.

O ômega 3 tem também papel importante, já que sua deficiência ocasiona alterações como dermatite seborreica, queda de cabelo, alteração em pigmentação. As melhores fontes são: atum, arenque, sardinha e óleo de semente de linhaça.

A lista de nutrientes é grande e destaco alguns principais:

Ferro: tem muita importância na saúde do cabelo e sua deficiência de ingestão [mesmo que ainda não esteja com anemia] é suficiente para estar associada à queda. Podemos encontrar estre nutriente principalmente em vísceras, carne vermelha, frango, ovo, feijão e lentilha.


Vitamina A: responsável pelo crescimento e diferenciação tissular, manutenção e desenvolvimento dos tecidos epiteliais, também participa da formação de estruturas que formam o colágeno. Fontes: fígado (frango, vaca ou vitela), manteiga, atum, leite integral e ovo.


Vitamina C: antioxidante e necessária para a produção de colágeno. É muito encontrada em frutas cítricas (acerola, laranja, kiwi, goiaba, caju), e folhas cruas de vegetais (brócolis, couve, repolho).


Complexo B: agem na saúde do couro e cabelo, facilitam o desenvolvimento e retardam o envelhecimento e queda. Estão envolvidas B1 (cereal, pão, carne, arroz, levedura, milho, nozes), B2 (grãos, leite, carne, ovos, queijo, ervilhas), B3 (carne, leite, ovos, peixe, legumes, batatas), B5 (carnes, legumes, grãos de cereais integrais), B6 (carnes orgânicas, arroz integral, peixe, manteiga, soja), B9 (levedo, fígado, hortaliças verdes, grãos de cereais integrais), B12 (fígado, carne, ovos, aves domésticas, leite).


Biotina: é importante na formação da estrutura que produz o pelo/cabelo, e que quando está em deficiência pode estar associada a queda e despigmentação do fio. É encontrada em bife de fígado, gema de ovo, levedo de cerveja, cogumelos


Zinco: participa da formação de componentes que protegem a estrutura do fio e do transporte de vitamina A. Em deficiência, os cabelos podem ficar finos, quebradiços, opacos e acobreados. Esse nutriente está presente em ostras, carne bovina, frutos do mar, oleaginosas, cereais integrais, leguminosas e leite.


Cálcio: é importante na formação das proteínas do fio capilar e em seu desenvolvimento. Além de compor cabelos, também compõe as unhas.


Além de fatores nutricionais que podem estar associados à queda, existem outros tão importantes quanto:

- Fatores Hormonais;

- Emocionais;

- Genéticos;

- Patológicos;

- Ambientais.


Caso note que a saúde do seu cabelo está prejudicada, procure um profissional para fazer avaliação, investigação da causa e indicação de tratamento.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • ig.jpg

Botafogo

Rua Visconde de Silva, 6 - Botafogo - Rj

Telefone e Whatsapp: 982415522

Barra da Tijuca

Av. João Cabral de Mello Neto, 850 (CEO Offices) bloco 3 sala 1617

Telefone e Whatsapp: 982415522

  • Instagram - Black Circle
bottom of page