Não consigo "ser fitness"
- Kelly Damasceno
- 28 de jun. de 2018
- 2 min de leitura
Primeiramente, boa tarde! O assunto que trago hoje é sobre algumas pessoas que se queixam de não conseguirem colocar em prática hábitos que são mais saudáveis. E que tentam de todas as formas buscar motivação mas se sentem cada vez pior. Parece não fazer sentido, não é?!
Se você colocar na internet o assunto “Frases motivacionais para malhar” aparecerá muitas. Frases como “Chega de mimi e bora malhar” OU “Quando largar suas desculpas encontrará seus resultados” nem sempre podem ser tão motivadoras e nem sempre são verdade absoluta. É claro que para alcançar nossos objetivos precisamos nos esforçar. Mas as coisas não são tão simples assim.
MUITOS pacientes chegam dizendo que já sabem o que deveriam fazer, o que deveriam “cortar”, e que deveriam incluir na rotina a atividade física, mas não conseguem. E isso não é “falta de vergonha na cara” como muitos pregam. É mais orgânico do que imaginam. Grande parte desses pacientes se sente pior, com sensação de fracasso, por pensarem que sabem o que deveria ser feito e não conseguirem colocar nada em prática.
Vamos fazer a seguinte reflexão:
Vocês conseguem ter uma alimentação tão variada ao ponto de conseguir alcançar a ingestão recomendada de cada nutriente? Cálcio, ferro, zinco, magnésio, vitaminas lipossolúveis...
Conseguem ter uma boa rotina semanal de atividade física, boa qualidade de sono, não ter picos de estresse?
Na maioria dos casos a resposta é não. E mesmo não conseguindo, o corpo de alguma forma precisa dar continuidade ao seu funcionamento, certo? Reservas são consumidas, rotas metabólicas são alteradas e tudo isso a longo prazo gera impacto.
A desmotivação, variação de humor e cansaço são queixas que precisam ser levadas em consideração. TODA QUEIXA TEM UMA CAUSA. Essas, por exemplo, podem estar associadas a alterações de Ferro, B12, Vitamina D, Cortisol, Testosterona, Serotonina... Daí a importância de fazer um check-up. Então, nem sempre é só querer ou ter força de vontade ou adquirir hábitos novos, de um dia para o outro. Não é só se entupir de cafeína ou tomar algum suplemento que disseram que é “óootimo” para ganhar disposição e ânimo. É necessário investigar o motivo de se sentir assim.
Então, CALMA. Não se automedique e não se sinta mal por esses sintomas. Procure um bom profissional para tratar as suas queixas ou para trabalhar de forma preventiva.
Beijão.
Comments