Dia do Nutricionista!
- Kelly Damasceno
- 31 de ago. de 2018
- 2 min de leitura
É separar o joio do trigo que fala, né? Os dois são na verdade muito parecidos. Até certo ponto, crescem da mesma forma e numa primeira olhada desatenta você sequer consegue diferenciá-los. A principal diferença entre eles é que um tem aproveitamento alimentar e o outro não: o trigo tem seus famosos grãos que fazem parte do nosso cotidiano; o joio é considerado uma erva daninha e em alguns lugares chega a ser chamado de falso-trigo. Pensa que separar o joio do trigo é tarefa fácil?
Pois acredito que essa seja a principal função do profissional de nutrição metaforicamente falando. Assim como uma erva daninha pode ser prejudicial para a agricultura, os boatos, falácias, notícias falsas, apropriações indevidas do conhecimento e até mesmo reproduções de discursos segregadores no que diz respeito aos hábitos alimentares são prejudiciais ao trabalho do nutricionista. Portanto, hoje, o nosso dia de glória é também dia de luta. Luta para desconstruir todo um imaginário que nos cerca.
Nutrição é mais do que julgar as escolhas alimentares e esculpir corpos. É sobre conscientizar e respeitar o universo do próximo, indo além de meramente números numa tabela. Só um contato humanizado é capaz de fornecer as melhores opções para cada um de maneira a auxiliar sua reconexão com o próprio corpo.
Ser nutricionista é muito mais sobre promover a saúde e o bem-estar do que sobre julgar a forma que cada ser humano se relaciona com a comida e julgar, também, as pessoas pelo que elas comem ou deixam de comer.
O nosso corpo possui uma cultura alimentar, uma memória muscular; da mesma forma que possuímos uma memória afetiva, aquele cheiro de bolinho de chuva na casa da vó que pra gente acaba tendo cheiro de infância. É papel do nutricionista conhecer e respeitar seu paciente, que está ali confiando em você e se colocando de peito muito aberto, admitindo o que não admite nem para si mesmo muitas vezes. O papel do nutricionista é sobretudo um papel de escuta atenta e paciente.
Viva o nosso dia! Parabéns a todos os nutricionistas do nosso Brasil.
P.S: O principal nutriente da cerveja, a cevada, faz parte da mesma família do trigo e do joio (gramínea). Mas fica esperto(a), o consumo sem moderação é mais joio que trigo. Álcool + direção não tá com nada. Sextou!
Beijãaaaao!
Comments