top of page

Estresse e como lidar com ele

  • Kelly Damasceno
  • 25 de mai. de 2018
  • 3 min de leitura


A maioria dos pacientes que atendo vem ao consultório com queixa de estresse. É importante ressaltar que o estresse desencadeia uma série de reações e ações e que ele não é necessariamente uma causa para outras queixas e sim uma consequência de algo que está acontecendo na nossa vida.


O estresse está associado aos sintomas de ansiedade, variação de humor, irritabilidade (podendo gerar até depressão), insônia, dificuldade de concentração, dificuldade para ir ao banheiro, queda de cabelo, dor de estômago, alterações de pele. Usar uma medicação para reverter o sintoma pode criar um ciclo vicioso.


Podemos citar, por exemplo, o estresse gerando ansiedade, variação de humor e irritabilidade -> se o paciente utilizar medicamentos como um antidepressivo, ocorrerá risco de desenvolver efeito colateral como alterações intestinais, redução de libido, tonturas, etc. Para inibir esses efeitos, o paciente opta em utilizar mais medicamentos que podem ter mais efeitos colaterais e assim por diante. Veja bem, nesse caso, a raiz do problema não está sendo tratada.


Portanto, é fundamental identificarmos a causa desse estresse, que pode ser pelo trabalho, relações pessoais com amigos / família, econômico, ambiental, físico (limitação ou sedentarismo ou abuso de bebida alcoólica, tabagismo)... Esse motivo não deixará de existir de uma hora para a outra e cabe a nós aprendermos a lidar com ele da melhor maneira possível.


Encontrar uma forma de lidar com o estresse promove maior bem-estar. É possível citar algumas opções que nos auxiliam:


- Fitoterapia

Uso de chás como Melissa, Camomila, Valeriana. Os chás reduzem o estresse e dificilmente terá efeito colateral (se tomado da forma correta com uma erva de boa procedência).

Além de promoverem prazer em relação à degustação da bebida, é uma ato que envolve contato social, rende uma boa conversa com quem o acompanha e interação.


- Acupuntura


Aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo. Comprovado cientificamente, as agulhas tem efeitos no cérebro e na espinha dorsal. As células cerebrais são ativadas e liberam uma substância que promove sensação de relaxamento e bem-estar.


-Reiki


O Reiki constitui um sistema de cura através da imposição das mãos, utilizado para o tratamento do corpo para dor, e que atua também em relação à mente, ao emocional e espiritual. Seus benefícios vão além do corpo físico e age profundamente nos sintomas e na causa deles.

No livro Manual de Reiki do DR Mikao demonstrou-se que a energia transmitida chega a todo o sistema de glândulas e órgãos do corpo: no nível físico, pelo calor das mãos; no nível mental, pelos pensamentos ou símbolos Reiki; no nível emocional, através do sentimento de amor que flui com elas; e no nível energético, pela presença da pessoa iniciada nesta terapia e pela própria energia Reiki.


- Atividade Física


O exercício físico possui ação anti-depressiva, tanto sendo realizado de forma moderada ou intensa. Todos os tipos de atividades físicas como corrida, caminhada, luta, musculação, dança, e etc, são eficazes, e quanto maior a duração do programa e a frequência, melhores serão os resultados. O ideal é que o indivíduo busque a atividade que se identifica dar continuidade e não abandonar a prática. Corpo e mente agradecem!


- Meditação


A meditação é o treino da atenção plena à consciência que tem sido associada à melhoria da sensação física, mental e emocional.

De acordo com a literatura científica, a prática meditativa pode ser dividida em duas formas principais:

a) concentrativa - quando há o treino da atenção sobre um único foco, como a respiração, a contagem sincronizada à respiração, um mantra ou algum som, entre outros; sempre que houver uma distração, o praticante deve simplesmente retornar sua atenção ao foco;

b) mindfulness - caracterizada pela consciência da experiência do momento presente, com uma atitude de aceitação, em que nenhum tipo de elaboração ou julgamento é utilizado. À medida que estímulos internos ou externos atingem a consciência, não há julgamento sobre o pensamento e, assim como surgiram, eles somem, sem qualquer reflexão ou ruminação. Atualmente existem alguns programas baseados neste conceito, tais como

Mindfulness para a redução de stress (MBSR)

Mindfulness baseado na Terapia Cognitiva (MBCT)

Mindfulness na Prevenção de Recaídas (MBRP), entre outros.


- Tai Chi Chuan


O Tai Chi Chuan é uma arte milenar de origem oriental, com um sistema de práticas que beneficiam as pessoas como um todo, equilibrando tanto a mente quanto o corpo.


É composto de movimentos abertos, redondos e relaxados, que estabilizam o equilíbrio das nossas forças vitais. Isto ajuda todo o corpo a executar suas funções de maneira eficiente. Segundo estudiosos, através destes movimentos suaves, aprendemos o segredo da "imunidade contra doenças degenerativas", e adquirimos a saúde natural. A prática mexe no Sistema Nervoso Central e auxilia nos sistemas orgânicos do corpo: esquelético, muscular, cardiovascular, linfático, renal, endócrino, digestivo e em órgãos sensoriais.


Vamos encontrar a melhor opção para controle do estresse e ter mais equilíbrio e qualidade em nossa vida! Mente sã, corpo são!


Mil beijos.




 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • ig.jpg

Botafogo

Rua Visconde de Silva, 6 - Botafogo - Rj

Telefone e Whatsapp: 982415522

Barra da Tijuca

Av. João Cabral de Mello Neto, 850 (CEO Offices) bloco 3 sala 1617

Telefone e Whatsapp: 982415522

  • Instagram - Black Circle
bottom of page