top of page

Petiscos para a Copa

  • Kelly Damasceno
  • 4 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Mês de junho será um mês de Copa!

E como a maioria dos brasileiros gosta de futebol, pensei em fazer um post sobre algumas ideias de petiscos saudáveis que podem acompanhar os jogos.

Tábua de queijos

Cortar em cubo os queijos de sua preferência (queijo minas padrão, minas tradicional, brie, camembert, parmesão, muçarela... ) Os frios não estão proibidos, mas é uma categoria de alimento que preferencialmente deve ser consumida em baixa frequência.

Queijos são fontes proteicas, lipídicas e também possuem carboidrato (pouco, mas tem) na composição. Os mais amarelos são ricos em vitaminas lipossolúveis e por serem mais gordurosos, dão mais saciedade. Os brancos tem sabor menos intenso (porém, permite temperar com ervas de preferência) e tem menor densidade calórica.

Ambos são ricos em triptofano – aminoácido utilizado para produção de serotonina – o neurotransmissor do bem-estar!

Podem ser acompanhados de geleia de fruta (ideal que seja 100%fruta como a linha Wellness da Queensberry ou caseira) que fica uma delícia!


Grão de bico crocante

Imagem do site www.panelinha.com.br

Grão de bico assado e temperado com pimenta, orégano, sal.

O grão de bico é uma leguminosa, que tem em sua composição carboidrato e proteína (na proporção 3:1 - três partes de carboidrato para 1 parte de proteína). Fonte riquíssima de fibra e zinco, que além de ser um nutriente que participa da produção endógena de testosterona, trabalha na via de destoxificação, capaz de reduzir metais pesados.

Assado e crocante pode ser encontrado pronto também. Tem disponível para venda em marcado (como os da rede Hortifrutti aqui no RJ), ou através de algumas marcas, como a Flormel e Fit Food com maior facilidade.

Chips saudáveis (batata doce, batata inglesa, beterraba e cenoura)

Imagem do site www.leiturinha.com.br

Apesar de eu incentivar a preferência de vegetais cozidos ou alguns crus e ralados, a preparação de vegetais assados também são uma opção! Ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Quanto maior a variedade, melhor! Pode ser utilizado couve, beterraba, cenoura, batata doce, abobrinha, batata inglesa, batata baroa...

Caso não queira preparar, assim como o grão de bico, esses vegetais também são vendidos prontos. Amo a Frispy, mas também tem o Roots to go, Fit Food, Green People.

Ovo de codorna

Ovos de codorna cozidos são gostosos por sí só e nem precisam de molho, rosé! Rs (pelo menos eu acho). Além de promoverem saciedade, são fontes de proteína de alto valor biológico, na gema encontra-se biotina que é maravilhosa para a saúde do cabelo e ômega 3, que além de suas ações anti-inflamatórias, é muito importante para a pele.

O melhor do consumo do ovo de codorna é descascar, não é mesmo?!

Lembre-se: atividades manuais são terapêuticas!


Compre, cozinhe, descasque, coma e fique sereno.

Biscoito de arroz ou torrada integral

Imagem do site casarnaoengorda.com.br

O biscoito de arroz (pode ser a torrada integral também; e quem estiver numa dieta com estratégia low carb pode utilizar no lugar do biscoito berinjela ou abobrinha assadas) é bem neutro e isso tem um lado positivo: por ser neutro, é possível consumi-lo com qualquer alimento de sabor mais intenso que ele incorpora.

Aqui abaixo algumas sugestões de acompanhamento:

Pasta de berinjela

Pasta de azeitona

Pasta de ovo

Guacamole

Pasta de atum / frango

Queijo, tomate e manjericão


Mix de castanhas


As castanhas são oleaginosas: grupo de alimentos que em sua composição predomina como fonte gorduras e proteína (mas também tem uma quantidade de carboidrato). São maravilhosas para a memórias e prevenção de doenças relacionadas ao sistema nervoso e coração. Deixar algumas porções na mesa vai super bem! Brinque com um mix, coloque em maior quantidade as oleaginosas que mais gostar, e podem ser acompanhadas com frutas.



Espetinho Caprese


A salada Caprese é uma delícia e você pode fazer sua versão em espetinho.

Além de gostosa, é leve.

Tomate é uma excelente fonte de licopeno, que é muito benéfico principalmente para a saúde masculina, o manjericão ajuda na regularização de colesterol e glicose no sangue e a muçarela de búfala é uma fonte de calcio, proteína e gordura.



Espero que tenham gostado das ideias.

Caso queiram, posso separar algumas receitas de opções citadas aqui.

Mil beijos!

 
 
 

Kommentare


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • ig.jpg

Botafogo

Rua Visconde de Silva, 6 - Botafogo - Rj

Telefone e Whatsapp: 982415522

Barra da Tijuca

Av. João Cabral de Mello Neto, 850 (CEO Offices) bloco 3 sala 1617

Telefone e Whatsapp: 982415522

  • Instagram - Black Circle
bottom of page