Dicas de Lanches
- Kelly Damasceno
- 12 de mai. de 2015
- 2 min de leitura
O lanche é uma das refeições que mais variam conforme necessidade do paciente, objetivo, gasto calórico, local onde faz a refeição, horário que pratica (ou não) atividade física, preferências, qualidade das outras refeições, quantidade de refeições no dia... Quando os amigos vem conversar e me pedem uma opção, opto por dar um exemplo de algumas situações. Abaixo segue algumas sugestões:
Lanche na rua:
Suco de fruta (sem açúcar, podendo adicionar gergelim, gengibre, canela, hortelã...) e sanduíche (pão integral) com salada (temperada com azeite e ervas) e queijo magro
Lanche no trabalho (ou em casa):
Fruta, iogurte/leite fermentado e mix de castanhas
Lanche no trabalho onde não possui local para armazenamento de alimentos:
Fruta picada, leite em pó por cima, canela (pra quem gosta) e mix de castanhas;
Reparem que as opções seguiram um padrão:
Fruta + leite e derivados + boa fonte de gordura
Optei por escolher um modelo e fazer poucas variações para exemplificar.
OBS1: E se eu não gosto de leite ou tenho desconforto? Tudo bem! Retire essa porção e suas refeições terão outras fontes de seus nutrientes (como cálcio, vitamina D, vitamina E, fósforo, potássio).
OBS2: E se eu sou intolerante à lactose? Tudo bem! No mercado existe opções LacFree. Por ter um custo mais elevado, você pode optar por consumi-lo em alguns lanches durante a semana e nos outros dias retirar essa porção, consumindo diferentes alimentos fontes de seus nutrientes.
OBS3: Cada item tem seus substitutos. No planejamento alimentar, o paciente recebe as opções para trocar os alimentos e não cair na rotina. Pode ser que alimentos como bolo integral (simples, de fruta e sem açúcar) entre no planejamento, assim como cookie, barrinha de cereal (tomar cuidado, pois muitas tem grande quantidade de açúcar), chocolate >70% cacau (se você é apaixonado pode comer também! cuidado com a quantidade e opte por uma marca de confiança), tapioca, torrada, alguns snacks saudáveis... Receitas nutritivas e gostosas também acompanham!
Em alguns casos é necessário dividir esse lanche em dois durante a tarde, e talvez precise adicionar outros alimentos.
Notem que não coloquei a quantidade. O balanço energético conta muito e se a qualidade estiver boa, a quantidade vai fazer você emagrecer ou engordar.
E quando vou praticar atividade física? Depende também, rs. Quanto tempo você tem para lanchar, local onde faz o lanche, duração, intensidade, objetivo. Isso é assunto pra um post futuramente! ;)
Não se esqueça: Hidrate-se!
Kelly Damasceno.



























Comentários